Aliança e Limoeiro recebem Festival Canavial

Cultura

Aliança e Limoeiro recebem Festival Canavial

Aliança e Limoeiro recebem Festival Canavial

Os ritmos da cultura de raiz nordestina ecoam na 11ª edição do Festival Canavial, que, neste ano, rende homenagem ao encontro dos Cabras de Lampião de Serra Talhada e os Caboclos do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança através do tema “Celebrando o encontro entre os cabras e caboclos”.

Com programação gratuita, o festival começa nesta sexta-feira (15), na cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte, com uma festa de terreiro, às 21h30, na Chã de Camará. Na ocasião, acontece a estreia do espetáculo “Cabras e Caboclos”, da produtora André Lima.

“Ao longo desses anos, a gente veio visitando e participando em várias cidades que tem essa ligação dentro do movimento canavial”, explica Wanessa, produtora e integrante do Movimento Canavial. “Temos uma relação muito grande com os grupos de cultura popular. Nessa edição, a gente está trabalhando com outras manifestações: vai ter um cortejo, no sábado, com várias manifestações populares da região – boi de cara branca, orquestra de frevo, caboclinho, maracatu”, desenvolve.

No sábado (16) e domingo (17), será a vez da cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado, receber as atividades do festival, que reúne espetáculos, mostra, rodas de diálogos, shows e apresentações culturais. Um dos destaques da programação no município é o espetáculo “O Peru do Cão Coxo”, de Ariano Suassuna, às 17h, no Centro Cultural Galpão das Artes. As datas e horários de todas as atividades estão disponíveis em na página oficial do Facebook.

“A similaridade na cultura de resistência proporcionou esse espetáculo. O tema foi escolhido por causa dessa relação que já vem de alguns anos, do Maracatu Estrela de Ouro com o Cabras de Lampião”, continua. “É esse saber, esse conhecimento que o festival está enaltecendo, ampliando e valorizando”, afirma a produtora.

Editor

dezembro 15th, 2017

No comments

Comments are closed.