Manifestantes realizam ato no Recife a favor da educação e contra a Previdência

Educação

Manifestantes realizam ato no Recife a favor da educação e contra a Previdência

Manifestantes realizam ato no Recife a favor da educação e contra a Previdência

Entidades estudantis e centrais sindicais reuniram-se, na tarde desta terça-feira (13), no Centro do Recife, em um ato contra a reforma da Previdência, o programa Future-se e em Defesa da Educação. A manifestação seguiu pela Rua João Lira, Rua do Hospício, Avenida Conde da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho até a Praça da Independência, local onde terminou o ato.

“A gente está defendendo uma coisa que não precisaria estar defendendo, que é o direito à educação, que a gente só tinha a avançar. Agora não. Nós sofremos um retrocesso, vem sofrendo cortes e cortes, contingenciamentos, desrespeito, uma narrativa totalmente contrária, agressiva, a quem produz ciência, a quem produz conhecimento. Esse tipo de manifestação passa a ser totalmente essencial nesse contexto”, afirmou Isabelle Meunier, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe).

A organização não informou números de pessoas que participou do protesto. Durante a concentração, no trio elétrico, foram anunciados os nomes dos deputados federais que votaram a favor da reforma da Previdência.

Para Manuella Mirella, 23, da UNE Pernambuco, o governo criou um problema e está vendendo a solução. “O Future-se não resolve o problema da educação, pelo contrário, visa privatizar a educação e excluir o povo da universidade. A gente quer falar para os estudantes que essa solução desse projeto não é a que a gente quer. Queremos o dinheiro da educação hoje. O governo criou o problema e está vendendo a solução e é muito cara essa solução. Não cabe no bolso do trabalhador brasileiro”, disse.

Em seu discurso no trio elétrico, o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, relembrou as manifestações políticas do dia no Estado. “Tivemos mobilização em mais de dez Cidades do interior. Aqui na Região Metropolitana nós tivemos atividade no Cabo de Santo Agostinho, aqui em Recife as duas universidades federais fizeram atividades”, enumerou.

O ato convocado nacionalmente pela UNE também contou com a presença de parlamentares, como foi o caso dos deputados estaduais Ducicleide Amorim (PT), Teresa Leitão (PT) e Isaltino Nascimento (PSB). A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), também esteve presente.

Editor

agosto 14th, 2019

No comments

Comments are closed.