Olinda, primeira Capital Brasileira da Cultura, fez jus ao título, nesta sexta (17), ao receber o primeiro dia do Festival MIMO.Até o próximo domingo (19), o evento ocupa os espaços da cidade histórica com shows de artistas vindos de cinco diferentes continentes, exibições de cinema ao ar livre, oficinas de arte e, até chuva de poesia. O MIMO é considerado o maior festival de música gratuito da América Latina e traz, este ano, grandes destaques pernambucanos como o pianista Zé Manoel e o cantor Otto.

Apesar do público aparentemente menor do que em anos anteriores , os músicos que abriram a décima quarta edição do MIMO encontraram uma plateia animada e disposta. A francesa Laura Perrudim encantou o Convento de São Francisco com sua mistura de jazz, hip hop, soul e música eletrônica, tudo conduzido brilhantemente pela sua harpa eletrificada. Além dela, outro que arrancou aplausos da plateia foi o violinista francês Didier Lockwood, que provou o porquê do sucesso de sua carreira de quatro décadas em uma apresentação impecável na Igreja da Sé.

As turistas argentinas Maria do Rosario e Patrícia Villar estão de férias em Pernambuco e aproveitaram para conferir o primeiro dia do MIMO. Encantadas, elas contaram não haver esse tipo de festival em seu país. “Lá existem poucos eventos gratuitos deste porte”, disse Patrícia. Já Rosário disse ter gostado dos shows serem apresentados em pontos históricos da cidade: “É lindo esse visual. E é incrível poder conhecer artistas de tantos lugares diferentes”.

Outro destaque da noite foi o angolano Paulo Flores, que botou todo mundo pra dançar com seu ‘semba’, ritmo tradicional de Angola, na Praça do Carmo. “Estamos em família”, falou saudando os presentes. O também angolano, Giovani Carlos, morador do Recife há sete anos, aproveitou o show do conterrâneo para matar um pouco da saudade da terra natal: “Eu não poderia perder esta oportunidade”, disse.

Tem mais

Até o domingo (19), o MIMO oferece uma programação extensa e gratuita nos palcos espalhados pelo Sítio Histórico de Olinda. Neste sábado, o pianista pernambucano Zé Manoel se apresenta na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, às 19h, com o show de seu premiado disco, Delírio de um romance a céu aberto. No domingo, encerrando a 14ª edição do festival, o cantor Otto apresenta o show Ottomatopeia, no palco montado na Praça do Carmo. A programação completa pode ser vista no site oficial do evento.

Programação Ao Vivo

Nova Timbaúba FM