O número de óbitos este ano em Pernambuco causados pela síndrome respiratória aguda grave (Srag) com resultados laboratoriais confirmados para influenza subiu para seis. Cinco mortes de influenza A (H1N1) e um de influenza A (H3N2). Em 2017, no mesmo período, foram cinco óbitos, todos com identificação da influenza A (H3N2).

Até o último dia 5 de maio, Pernambuco registrou 594 casos de Srag. Do total de casos, 22 tiveram resultado laboratorial positivo para influenza A (H1N1), 11 para influenza A (H3N2) e um para vírus sincicial respiratório (VSR). Entre os óbitos por H1N1 estão, um bebê de um mês, em Carpina, um homem de 45 anos, no Recife, uma jovem de 17 anos, em Camaragibe, um homem de 41 anos, em Barreiros, e uma idosa de 74 anos, em Jaboatão dos Guararapes. Por H3N2, uma criança de 9 anos, de Jaboatão, não resistiu.

Aumento de casos

Nas últimas semanas, a Secretária de Saúde do Estado (SES) observou um aumento de 50% nos caos s de Srag. A média semanal de 50 casos subiu para 75 casos de Srag. A SES também enviou uma nota de alerta para os municípios com as informações epidemiológicas e as orientações.

“Analisando os dados, verificamos um maior incremento de casos de Srag nas semanas epidemiológicas entre os dias 15 de abril e 5 de maio deste ano, além de um aumento da gravidade nos casos confirmados de influenza”, disse a gerente de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.

Precisamos chamar a atenção do público alvo para a vacinação, bem como da importância da adoção das demais medidas de prevenção e do manejo adequado dos casos pelos serviços de saúde”

Prevenção

Após 24 dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, 1.185.794 pessoas foram imunizadas com a vacina que protege contra a influenza A(H1N1), A(H3N2) e B. “Precisamos chamar a atenção do público alvo para a vacinação, bem como da importância da adoção das demais medidas de prevenção e do manejo adequado dos casos pelos serviços de saúde”, afirma Ana Antunes.

A população em geral também pode adotar medidas simples para evitar a propagação da doença, a exemplo de: sempre lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel; cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou lenço ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após uso; evitar tocar olhos, nariz ou boca; evitar contato próximo com pessoas doentes.

Para os serviços de saúde, Ana Antunes lembra a importância da notificação imediata dos casos de Srag, que é obrigatória, e do tratamento com oseltamivir. Pessoas que possuem fatores de risco para o agravamento que apresentarem sintomas de síndrome gripal também devem utilizar essa medicação.

Síndrome gripal

No caso da síndrome gripal (SG), que engloba os casos leves, o Estado faz o acompanhamento em quatro unidades sentinelas, localizadas no Recife (3) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Nessas unidades são realizadas semanalmente algumas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Até o dia 5 de maio, já foram confirmados 23 casos de influenza A(H1N1), 12 de influenza A(H3N2), 1 de influenza B e 1 de vírus sincicial respiratório (VSR).

Categorias: Saúde

Programação Ao Vivo

Nova Timbaúba FM