Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

As residências terapêuticas surgiram em substituição aos antigos manicômios, com o objetivo de humanizar o tratamento psicológico e as moradias de longa permanência. A equipe do CAPS Timbaúba se destacou com diversas ações na campanha do Setembro Amarelo, com o lema “ Você não está Sozinho”.

Durante todo o ano, a equipe do CAPS e das duas Residências Terapêuticas trabalham em busca de novas experiências para moradores e de alcançar pessoas, na cidade de Timbaúba, que precisem de acolhimento psicológico.

No mês de setembro a equipe levou os moradores das duas residências terapêuticas da cidade para um “ banho de mar”, um momento de alegria, novidades e muito carinho. Já neste mês de outubro, a equipe se destaca mais uma vez pelo trabalho realizado em conjunto com os usuários no combate ao câncer de mama.

Para Marília Rosendo, coordenadora da Saúde Mental do município de Timbaúba, incluir os usuários do CAPS nessa discussão é importante e um direito deles “ os usuários do CAPS são sujeitos de direitos, assim como os demais munícipes. Desta forma, o CAPS trabalha buscando viabilizar direitos sociais através de um trabalho intersetorial, humanização e integralidade do cuidado”.

Programação Ao Vivo

Nova Timbaúba FM