A prefeitura de Limoeiro, no Agreste, informou nesta quinta-feira (4) que notificou quatro casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) entre detentos da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra. De acordo com a gestão municipal, os pacientes são homens e não têm histórico de viagem para países endêmicos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que recebeu a notificação dos casos. Os pacientes têm idades entre 19 e 28 anos e estão isolados na enfermaria da unidade prisional. A secretaria também disse que os homens fizeram exames para infecções sexualmente transmissíveis.

A prefeitura informou que os pacientes receberam atendimento médico, fizeram coleta de material conforme os protocolos vigentes e “foram orientados quanto à necessidade de manter isolamento”.

A Secretaria Estadual de Saúde também disse que, como medida preventiva, até que se tenha o diagnóstico definitivo dos casos, “o pavilhão onde os reeducandos estavam ficará isolado”.

A direção da penitenciária também fez uma busca entre todos os detentos para saber se houve outros possíveis casos.

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela SES, em Pernambuco, de 28 de julho, há sete casos confirmados da doença.

A varíola dos macacos foi declarada emergência global em saúde pela Organização Mundial em Saúde (OMS) no sábado (23). Mais de 16 mil casos da doença já foram relatados em 75 países, com ao menos cinco mortes.

A prefeitura de Limoeiro informou que os casos foram informados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs), vinculado à SES. Uma investigação epidemiológica foi iniciada, para saber de que forma ocorreu o contágio.

Categorias: Doença

Programação Ao Vivo

Nova Timbaúba FM