A qualificação está acontecendo na capital João Pessoa, focada sobre o Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora, sob a organização do Cairo Instituto e direção de Neuza Cerutti, profissional referência e de reconhecimento nacional. O curso tem como objetivo qualificar a gestão da Proteção Social Especial de média e alta complexidade e assessoria técnica para futura implantação do Serviços de Acolhimento Familiar, com a finalidade de prepará-los acerca dos processos de organização, sistematização e desafios das relações presentes no cotidiano do serviço com os usuários e na execução do trabalho.

As participantes também estão tendo a chance de compreender a metodologia do trabalho, aprofundando conhecimento sobre as medidas de acolhimento e os contextos de violência que levam crianças e adolescentes a serem encaminhadas para serviços de acolhimento. Também apoiando a equipe e a rede intersetorial como definirem estratégias com mais habilidade frente as questões complexas presentes nas relações entre crianças e adolescentes acolhidos e famílias acolhedoras.

Dos temas analisados estão a normatização e aprofundamento da legislação vigente, além da desmistificação da prática de acolhimento familiar como melhor estratégia de porta de entrada para serviços de proteção social de alta complexidade.

A ideia é preparar os profissionais, a rede socioassistencial, o judiciário e as futuras famílias integrantes do serviço para as demandas presentes desde o período da implantação do serviço até a preparação e habilitação das famílias acolhedoras.
Outra condição, ainda, da iniciativa, é o preparo metodológico para as demandas através da elaboração do plano de trabalho e Plano Individual de Atendimento (PIA).

Programação Ao Vivo

Nova Timbaúba FM