Um candidato foi preso por engano enquanto realizava a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Marco Antonio Gomes da Silva, de 50 anos, contou que foi surpreendido por agentes com um mandado de prisão contra uma pessoa com o mesmo nome e data de nascimento que ele.

O incidente aconteceu na Escola Estadual Assis Chateaubriand, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Em seu depoimento, Marcos afirmou que já tinha começado a responder às questões quando foi convocado pela coordenadora do local para se retirar da sala.

Ao sair, se deparou com os policiais. Na abordagem, os agentes perceberam que apesar do nome e idade semelhante ao suspeito, os nomes do pais eram diferentes e que o homem procurado era nascido na Paraíba.

Ainda assim, Marcos precisou ser levado até o Instituto de Identificação Tavares Buril, no Centro do Recife, para checar as impressões digitais.

Após verificar que as digitais não batiam com a do procurado, Marcos foi para a Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul, para prestar queixa por danos morais, pois não teve condições de finalizar a prova do Enem.

Em nota conjunta, o Governo de Pernambuco e a Polícia Federal declararam que a PF foi requisitada a dar cumprimento a mandados de prisão em aberto contra duas pessoas inscritas no exame, onde um foi realizado na Faculdade Alpha e o segundo, na Escola Assis Chateaubriand, ambos no Recife.

De acordo com a PM, foi encontrado “divergência nos dados de filiação que constava no mandado judicial, no cumprimento do segundo mandado”, o que resultou na liberação de Marcos.

A Polícia identificou que o CPF do candidato “possui um alerta junto ao sistema de procurados e impedidos da Polícia Federal oriundo da Justiça estadual da Paraíba, motivo pelo qual ainda estão sendo realizadas diligências”.

Já o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informou que Marcos não pôde continuar o exame pois tinham se passado duas horas do início da aplicação. O Instituto recomendou que ele deve enviar a solicitação de reaplicação na Página do Participante até o dia 17 de novembro caso queira refazer a prova.

Categorias: Notícia

Programação Ao Vivo

Nova Timbaúba FM